Distúrbios do sono
Você tem dificuldade para dormir? Fica horas na cama virando de um lado para o outro, mergulhado em seus pensamentos? Ou acorda antes do horário desejado e não consegue retomar o sono? Ou, ainda, acorda muito cansado na hora de levantar? Se a resposta for sim para qualquer uma destas questões, você é um dentre milhões de pessoas que sofrem de insônia no mundo.
De modo geral há muitas causas que desencadeiam a insônia, mas a mais comum é o estresse diário. Trabalho sob pressão, insatisfação nas relações, sobrecarga de responsabilidades, rotina desenfreada com muitas coisas para resolver ao mesmo tempo, preocupações com futuro ou traumas do passado estão entre as causas mais recorrentes que geram o distúrbio do sono.
Muitas pessoas apelam diretamente aos medicamentos psiquiátricos, como forma de resolver a questão de imediato. Este, porém, é um grande erro, uma vez que somente os sintomas serão tratados, e de uma forma automática e superficial. O mais resolutivo e relevante é tratar a causa geradora do estresse que desencadeia a insônia.
É possível tratar o distúrbio do sono através da psicanálise, onde no processo ocorrem ajustes e adequações que serão realizados na rotina do paciente, além de uma investigação sobre a causa que será iniciada através da terapia.
A higiene do sono é o passo inicial de todas as etapas, em conjunto da verificação de questões que estão no inconsciente do paciente.
