Relacionamento amoroso

Atualmente o tema “relacionamento” está muito em pauta, principalmente nas redes sociais. Apesar desta sempre ter sido uma área importante na vida das pessoas, nem tudo são flores. Outro tema também muito discutido é o “relacionamento tóxico”, além dos termos “narcisista”, “psicopata” e “abuso”, que têm ficado cada vez mais em evidência nesse assunto.

A dependência emocional está presente em muitas relações, fazendo com que pessoas se permitam sofrer humilhações, imposições, violências verbais e até físicas, em situações que o abusado cada vez mais se anula e perde a sua identidade.

O abuso se inicia de uma forma bastante sorrateira, até chegar ao estágio avançado. Nesta situação, o abusado já não percebe os sinais de abuso e encontra-se em uma jaula, muito bem trancada, da qual não consegue sair. Esta pessoa apostou todas suas fichas na relação e tem cada vez mais esperanças que o outro irá mudar. O ciclo, porém, sempre se repete.

No processo da psicanálise é possível investigar quais situações disfuncionais ocorreram na infância ou adolescência do paciente, que incentivam inconscientemente a permanência no relacionamento tóxico. É possível visitar o passado e ressignificar determinadas feridas para que este ciclo da dependência emocional cesse e, assim, o indivíduo atraia e entre em relacionamentos mais amorosos e saudáveis.